segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Invicta India Black Ale



As cervejas Invicta India Black Ale e Invicta Imperial India Pale Ale foram lançadas no dia 1 de outubro, onde alguns contemplados do Brasil inteiro, incluindo eu, tiveram a oportunidade de degustá-las, ao acompanhar seu lançamento via Twitcam, comandado por ninguém mais ninguém menos que Edu Passareli.

Vamos falar da Cerveja Invicta India Black Ale

75 IBU - 7,5% teor alcoólico
Ribeirão Preto - São Paulo
www.cervejariainvicta.com.br

Mostrou-se uma cerveja com média formação de espuma de cor bege escuro, de pouca duração, sobrando um pequeno colarinho bastante cremoso. Baixa carbonatação, oque contribuiu de maneira positiva.
Coloração preta opaca, que torna-se um pouco avermelhada olhando contra a luz
De cara, sente-se lúpulo americano no aroma. Citrico herbal bem evidente, mas não exagerado. O aroma de lúpulo se mostrou muito elegante e agradável, e não agressivo. No final, sente-se nuances de café.
No sabor,  lúpulo, café, bom amargor bem persistente, um pouco de toffe e um pouco do frutado da fermentação, mascarado pelo lúpulo e pelos maltes torrados. 
O sabor dos lúpulos é bem persistente, sendo acompanhado no retrogosto por café.
Final seco, que remete a outro gole. 
Cerveja muito boa... saborosa, aromática... aprovadíssima! Uma das melhores cervejas nacionais.

Faltam cervejas assim no Rio Grande do Sul. O mercado gaúcho de cervejas artesanais, salvo algumas exceções (como o caso da Seasons, que faz a Green Cow) está muito preso as "pilsens" e agora as Weiss, todas elas levinhas e com pouca personalidade, fazendo com que se tenha que recorrer a cervejas de outros estados e de outros paises. Espero que esse cenário mude.

Parabéns, cerveja Invicta. Cerveja nota 10. Ainda tenho a Invicta Imperial India Pale Ale, que será degustada em breve.

E agora ficou a vontade de reproduzir o estilo India Black Ale (IBA). Quem sabe, em breve saia a Nórdica IBA, talvez usando lúpulo Inglês ao invés de Americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário